LIBERDADE DE OPINIÃO

O objetivo desse blog não é criticar negativamente as crenças e conceitos de outrem. É um exercício de reflexão com o mais puro sentimento de liberdade e de amor ao próximo. São textos de um mero estudante descobrindo o universo que vivenciamos.



domingo, 17 de fevereiro de 2013

PROTEÇÃO


Uma singela reflexão sobre PROTEÇÃO. Lendo um livro sobre Negócios Internacionais (Comércio Exterior), num determinado momento havia uma explanação a respeito de PROTEÇÃO, sem querer adentrar aos aspectos técnicos do tema a que se refere o livro, trago apenas alguns pontos que julgo análise a respeito.

Diferença entre:
  • ·         PREDIÇÃO – Vidência - Considera-se que o futuro pode ser diferente do passado;
  • ·         PREVISÃO – Esforço para verificação dos eventos que podem ocorrer;
  • ·        PROJEÇÃO – Conhecendo-se o passado e o presente considerará que o futuro é uma consequência e/ou repetição dos eventos;
  • ·       PLANEJAMENTO – É um conjunto de providências a serem tomadas, dessa forma podemos agir sobre variáveis e fatores, tendenciando o futuro.

Observando cenários, há alterações de paradigmas em nosso meio, pois há constantemente mudanças relacionadas ao surgimento de novos mercados e processos. Mudam-se políticas, questões sociais, culturais e econômicas. Diante das mudanças que estão inseridas na sociedade em geral, temos que conviver com uma visão de mundo mais ampla, planejando nossas vidas, mesmo que alguns achem que não temos domínio sobre ela, porém fazendo uso dos ensinamentos progressivos e milenar que nos são repassados pela AMORC, teremos respostas diferenciadas que impactam positivamente em nosso futuro.

Devemos em nossas ações ativar a busca constante pelo aspecto da qualidade, não simplesmente da quantidade, permitindo-nos sermos mais eficaz em nossos resultados. Um exemplo:

Certo dia conversando com um amigo muito religioso ele me disse:

- Costumo orar várias vezes por dia, mas não tenho um resultado positivo satisfatório em relação aos propósitos de minhas orações.

Indague-o:

- Você está orando da forma correta? Você sabe orar ou apenas está lendo as orações?

Ele silenciou e balançou a cabeça com aspecto pensativo e concordando com minhas perguntas. Finalizando que iria pensar e rever sua forma de orar.

Sabemos que existem circunstâncias, tais como kármicas e missões, que são inerentes as nossas vidas, estando conscientes ou não, mas que devem ser trabalhadas. Com ocorrências que às vezes estão aparentemente fora do nosso controle. Algumas pessoas acreditam que nada pode ocorrer com elas, porém, quando menos esperam ocorrem fatos inesperados. Estamos sujeitos a riscos, mas não devemos viver com medo, devemos está cientes de nossos deveres para com nossa vida interior. Há um ditado árabe que diz:

“Confie em Alá, mas prenda o camelo!”

A palavra PROTEÇÃO etimologicamente se deriva do Latim: Protectio. Seu significado mais comum é o ato ou efeito de proteger, ajudar, defender, socorrer ou apoiar, isso dependendo das circunstâncias.  

Não podemos achar que tudo cairá do “céu”, sem que ao menos haja reflexão e prática de nossa parte. A proteção ocorrerá quando identificarmos que dela necessitamos e buscarmos as ferramentas essenciais para acioná-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário