LIBERDADE DE OPINIÃO

O objetivo desse blog não é criticar negativamente as crenças e conceitos de outrem. É um exercício de reflexão com o mais puro sentimento de liberdade e de amor ao próximo. São textos de um mero estudante descobrindo o universo que vivenciamos.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

DECIFRANDO BESTA FUBANA

O que significa decifrar? É o ato de compreender, interpretar etc e tal... Agora juntando na mesma panela duas palavras a Besta e Fubana, mexer, deixar apurar. O que vai sair?

Besta, é uma arma utilizada na antiguidade, com um formato entre um arco de flecha e uma espingarda. Mas, em nossa língua a palavra pode ter outro significado por derivar de abestalhado. Na cultura popular nordestina, Besta pode, também, ter um significado de coisa feia, horrível, coisa do “diabo”. Já Fubana tem  significado de meretriz conforme o dicionário Aurélio. Eita coisa difícil de decifrar!

Mas teve um ilustre escritor chamado Luiz Berto em seu livro a prisão de São Benedito e outras histórias, conta da chegada do 1º helicóptero visto em minha cidade natal, Palmares, as pessoas saíram correndo pensando que era o fim do mundo, que a Besta Fubana tinha vindo pegar os pecadores. Bom! Nesse caso helicóptero pode ter o significado de Besta Fubana.

Há um site, também, do ilustre Luiz Berto, onde Besta Fubana tem outro significado, pois lá encontramos poesias, cordel, música, reportagem, caricaturas, informe artísticos, além de uma renomada galeria de colaboradores especiais em diversas colunas, tais como, a poética de Gregório Filomeno, a retórica cultura e elegância sutil de escrever do Marcelo Alcoforado, a contemporânea nostalgia eloqüente de Maurício Melo, as aventuras poéticas, lindas, de Simone Moura e Mendes, as estrofes cotidianas do menestrel do Cariri, Allan Sales, o olhar sertanejo inteligente de Jessier Quirino, a política direta de Luciano Siqueira entre tantos bons escritores. Então, Besta Fubana é o lugar de gente boa e importante.

É um site da gota serena!!!

Xiiiii! E gota serena, qual será o significado????


Texto publicado no blog Além da Escrita em 26/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário