LIBERDADE DE OPINIÃO

O objetivo desse blog não é criticar negativamente as crenças e conceitos de outrem. É um exercício de reflexão com o mais puro sentimento de liberdade e de amor ao próximo. São textos de um mero estudante descobrindo o universo que vivenciamos.



domingo, 16 de janeiro de 2011

O SOM OM

Conhecido Pelos místicos como sendo um som sagrado, escrito em Sânscrito, conforme figura ao lado, representa uma pura energia universal, proporcionando equilíbrio, pois desenvolve harmonia entre as polaridades.

Como todo som para sua melhor aplicação deve ter ritmo, melodia e harmonia. Seu efeito individualmente entoado é bom, mas amplificado por um grupo de pessoas tem resultado consideravelmente melhor, inclusive quando ao mesmo tempo essas estão em estado receptivo.

Um exemplo da utilização são os monges tibetanos que adicionam complementos ao som tornando-se um mantra.

Om Mani Padme Hum"... "Om Mani Padme Hum"... "Om Mani Padme Hum"...

Numa tradução literal significa “Salve a jóia no Lótus”. Sua utilização é para o chakra cardíaco.

A bíblia no Evangelho de São João fala a respeito do verbo: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”.

Jorge Adoum em seu livro A Magia do Verbo ou O Poder das Letras, editado pela Editora Pensamento, diz “Todos os corpos são sensíveis às vibrações sonoras e todos têm capacidade para gerá-las e de ser afetados por elas.”

Na edição especial da Revista O Rosacruz nº 269 tem um artigo do FRC H. Spencer Lewis, o qual trata dos sons Aum, OM e Amém. Ele cita: “A pronúncia correta do som tem um efeito imediato pelos canais do som na boca e na cabeça, sobre as glândulas pineal e pituitária e até mesmo sobre a tireóide. Esses efeitos são transmitidos psiquicamente, pelo sistema nervoso simpático, a todos os centros psíquicos e para todos os plexos do corpo humano.”

Na índia o som OM para os Hindus é tão importante e pode ser encontrado em diversos lugares e objetos, mesmo que em símbolo, pois conceitualmente representa a unidade.

Em algumas práticas místicas ele é entoado para proporcionar a unidade em nosso ser físico, emocional e espiritual, desenvolvendo um canal de luz que permite ascender a planos superiores.

Para sentir os efeitos do som OM, sugerimos recolher a um lugar tranqüilo, sentar confortavelmente e fechar os olhos. Após alguns segundos, faça três respirações profundas, inspirando calmamente e expirando suavemente. Então entoe o som OM suavemente três vezes, acompanhado de mais três respirações profundas, não se preocupe com o tom inicialmente, pois com a prática diária irá perceber qual a entonação que trará mais tranqüilidade e seus efeitos sobre seu corpo físico. Pode ser feita sempre que se sentir cansado ou estressado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário