LIBERDADE DE OPINIÃO

O objetivo desse blog não é criticar negativamente as crenças e conceitos de outrem. É um exercício de reflexão com o mais puro sentimento de liberdade e de amor ao próximo. São textos de um mero estudante descobrindo o universo que vivenciamos.



sábado, 8 de janeiro de 2011

DICA DE LEITURA

Uma dica de Leitura é o livro de Roberto Freire cujo título é "SOMA - UMA TERAPIA ANARQUISTA - A ALMA É O CORPO - Volume I. Editora Guanabara.

Segue alguns trechos do livro:

"O seu princípio básico é o da totalidade da pessoa, afirmando que a unidade do ser humano é o ser humano mesmo e por inteiro. Assim, seu conceito de pessoa deriva da percepção e conscientização da unicidade funcional e dinâmica do ser."

"A natureza dessa energia vital deve ser a mesma que produz e mantém o universo em seu equilíbrio dinâmico permanente. Assim, a bioenergia terá de ser entendida como uma manifestação diferenciada da energia do cosmos e do átomo, mas original e fundamentalmente a mesma energia."

Uma boa leitura.

2 comentários:

  1. Acho que começa com Schopenhauer a percepção da importância dos apelos do corpo na designação da qualidade da imaginação. Na verdade para sermos justos, o conceito de Pulsão, tão importante na Psicanálise nasce de uma crítica filosófica de Schopenhauer a seu mestre virtual, Kant, na longa introdução de O Mundo como Vontade e Representação. Kant dizia que tudo que percebemos do mundo passa pela elaboração do órgão Mente, que o processa e lhe dá caráter de Conceito, que para ele era a percepção Organizada. Schopenhauer diz: tudo não, existe um sem número de informações que não chegam pelos olhos ou pelos ouvidos, ou pelos dedos, mas de dentro do próprio corpo: os apelos do instinto. Lindo né? A fala do corpo.

    ResponderExcluir
  2. De fato é muito bonito! O Corpo está em sintonia com todo o universo, mas a mente é a organizadora dessas percepções e necessita de lapidação constante.

    ResponderExcluir