LIBERDADE DE OPINIÃO

O objetivo desse blog não é criticar negativamente as crenças e conceitos de outrem. É um exercício de reflexão com o mais puro sentimento de liberdade e de amor ao próximo. São textos de um mero estudante descobrindo o universo que vivenciamos.



domingo, 17 de outubro de 2010

ETERNIDADE - Parte 1

O dicionário Aurélio definiu eternidade como uma qualidade de eterno, cujo significado, é “que não tem princípio e nem fim”. Eternizar é imortalizar.

O Bhagavad-Gītā fala que não existe continuidade para o que não existe e não há interrupção para o existente.

A Bíblia o livro sagrado dos cristãos tem 18 versículos em livros diferentes que falam sobre a eternidade, mas o que chama atenção é a repetição dos termos “de eternidade em eternidade”, por exemplo:

(Daniel 7:18) - Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de ETERNIDADE em eternidade.

Helena P. Bravatsky comenta em Isis Sem Véu: “Este universo visível de espírito e de matéria, é apenas imagem concreta da abstração ideal; foi construído com base no modelo da primeira IDÉIA divina. Assim, o nosso universo existiu desde a eternidade em estado latente.” Acrescenta ela: “Dado que não existe percepção do tempo na eternidade, qualquer tentativa seria apenas um trabalho inútil.”

Penso... Se no Universo tudo é cíclico, então, tudo é repetitivo, só que com uma roupagem diferente, mas como pode ser eterno se é cíclico? Como compreender a origem se há eternidade?

Fernando Monteiro, 17 de outubro de 2010.

2 comentários:

  1. O que é cíclico,a meu ver, é o deslocamento da realidade, mas este movimento é eterno, enrolando-se como as serpentes do caduceu de mercúrio. Espirais que se espiralam, eternamente. É possível, pois, eternidade e ciclicidade, sem impedimento.Outra coisa: ce tá rápido no comentário sobre um blog que ninguém lê.Benza Deus.

    ResponderExcluir
  2. Grande Mário, não diga isso do seu blog, ele é lido e incentivo aos amigos lerem seu blog, pode até ser que eles não comentem, alguns porque não querem comentar, outros porque concordam de imediato e outros porque não entender alguma coisa. Mas seu blog é lido sim.

    ResponderExcluir