LIBERDADE DE OPINIÃO

O objetivo desse blog não é criticar negativamente as crenças e conceitos de outrem. É um exercício de reflexão com o mais puro sentimento de liberdade e de amor ao próximo. São textos de um mero estudante descobrindo o universo que vivenciamos.



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EDUCAR

Educar é amar... (Uma homenagem aos meus pais)

Lendo um livro chamado Educação Integrada Rosacruz, muito bom por sinal, editado pela AMORC em 1989, tem uma passagem que define educar de uma forma exemplar:

“Educar é alimentar de um modo construtivo o processo evolutivo natural e cósmico da personalidade. É levar o ser na medida de suas possibilidades a conscientizar a verdade que está no seu interior em razão da vivência do seu potencial.”

Cada ser humano tem o direito de ser educado dentro dos princípios da igualdade. A única diferenciação será a sua capacidade natural de percepção.

Dessa forma educamos nossos familiares, amigos e público em geral quando somos facilitadores do conhecimento, pois como diria J. P. Sartre é a “existência em si”, ou seja, ele existe e um pensamento puro o liberta...

Fernando Monteiro, 08 de setembro de 2010.

Um comentário:

  1. A Educação talvez seja a coisa mais importante da atividade humana, o cerne de qualquer encarnação. Nossa vida só faz sentido quando aprendemos alguma coisa no curto período que nos é dado. E mais doce ainda é podermos passar adiante o pouco que absorvemos.

    ResponderExcluir